Produção industrial recua 1,4% em julho, segundo IBGE

por Filipe Texeira
04/09/2024

Desempenho da Indústria em Julho Regride, Mas Acumulado Anual Mantém Sinais Positivos

A produção industrial brasileira registrou uma queda de 1,4% em julho, devolvendo parte do forte crescimento de 4,3% observado em junho, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE.


O recuo superou as expectativas dos analistas do mercado financeiro, que previam uma retração de 0,9%, refletindo um desempenho inferior ao esperado.

 

Apesar da queda mensal, o cenário ainda é positivo em termos anuais, com um avanço de 6,1% em relação a julho de 2023. No acumulado de 2024, o crescimento chega a 3,2%, e nos últimos 12 meses, a expansão é de 2,2%.

 

Produção industrial recua 1,4% em julho, segundo IBGE

Clique aqui para começar a investir com quem entende

 

A produção industrial se mantém 1,4% acima do nível pré-pandemia, embora ainda esteja distante do pico histórico registrado em maio de 2011, quando o setor era 15,5% mais robusto.

 

Entre os setores, duas das quatro grandes categorias econômicas apresentaram retração, influenciando o resultado negativo de julho. Dos 25 ramos pesquisados, apenas sete registraram queda, com destaque para os setores de produtos alimentícios (-3,8%), derivados de petróleo e biocombustíveis (-3,9%), indústrias extrativas (-2,4%) e celulose, papel e produtos de papel (-3,2%).

 

Diante da volatilidade econômica e dos desafios enfrentados pela indústria, o mercado segue cauteloso em relação às perspectivas futuras.

As quedas em setores chave, como alimentos e petróleo, indicam uma possível desaceleração temporária, mas o crescimento acumulado no ano e nos últimos 12 meses demonstra que o setor industrial ainda tem capacidade para avançar.

 

Quer saber como isto afeta os seus investimentos? Converse agora com um assessor de investimentos da Allure Capital e descubra!

OUTRAS NOTÍCIAS

Allure Capital Investimentos - XP