Pedidos de seguro-desemprego nos EUA sobem acima do esperado, indicando desaceleração econômica

por Fadhila Amaral
01/03/2024

Número de solicitações atinge 215 mil na semana passada, superando projeções de analistas e sinalizando impacto no mercado de trabalho

Os Estados Unidos registraram um aumento nos pedidos de seguro-desemprego, atingindo 215 mil na semana encerrada em 24 de fevereiro, conforme divulgado pelo Departamento do Trabalho (DoL). Este número surpreendeu os analistas, que esperavam uma alta para 210 mil, conforme apontado pelo The Wall Street Journal.

 

Essa elevação nos pedidos de seguro-desemprego é interpretada como um sinal de desaceleração na economia americana, o que pode impactar positivamente investimentos de risco, como ações. A desaceleração econômica tende a ser favorável para a inflação, podendo levar à redução das taxas de juros no país. Esta medida beneficia as empresas listadas na bolsa, incentivando o consumo e investimentos.

 

Pedidos de seguro-desemprego nos EUA sobem acima do esperado, indicando desaceleração econômica

Clique aqui para começar a investir com quem entende

 

Apesar do aumento nos pedidos de seguro-desemprego, a média móvel das últimas quatro semanas apresentou uma diminuição, chegando a 212,5 mil solicitações. Ainda assim, o número de pedidos continuados da semana anterior subiu para 1,905 milhão, indicando uma certa dificuldade para os desempregados encontrarem novas oportunidades de trabalho no país.

 

Nancy Vanden Houten, economista líder dos Estados Unidos na Oxford Economics, destaca que embora haja um aumento nas reivindicações de seguro-desemprego, a expectativa é que permaneçam abaixo do nível que seria consistente com nenhum crescimento líquido de empregos. A tendência atual sugere que as condições do mercado de trabalho estão se tornando um pouco mais desafiadoras para os desempregados nos EUA.

 

Veja aqui o relatório completo

https://www.dol.gov/ui/data.pdf

 

Quer saber como isto afeta os seus investimentos? Converse agora com um assessor de investimentos da Allure Capital e descubra!

OUTRAS NOTÍCIAS

Allure Capital Investimentos - XP