Índice CPI norte-americano sobe 0,3%, acima do esperado

por Rhenan Clemente
11/05/2022

A inflação de moradia, alimentação, passagens aéreas e carros novos foram as maiores contribuições para a alta de todos os itens com ajuste sazonal

Segundo dados do Departamento do Trabalho dos EUA publicados nesta quarta-feira (11), o CPI (índice de preços ao consumidor) subiu 0,3% em abril. Na comparação com abril de 2021, a alta foi de 8,3%.


A base mensal para abril veio acima das expectativas do consenso Refinitiv que esperava alta de 0,2%. Na base anual o avanço foi levemente abaixo dos 8,1% esperados pelo consenso. O índice veio abaixo também do medido em março quando houve alta de 1,2%.


Já o núcleo do CPI, que exclui os itens voláteis de energia e alimento, teve alta de 0,6% em abril na comparação mensal e 6,2% na base anual, acima do esperado pelo mercado, que aguardava alta de 0,4% na base mensal e 6,0% na base anual.

 

Índice CPI norte-americano sobe 0,3%, acima do esperado

Clique aqui para começar a investir com quem entende


Segundo o BIS (Bureau of Labour Statistcs), órgão ligado ao Departamento do Trabalho americano, no acumulado dos últimos 12 meses, os preços de energia subiram 30,3% e o de alimentos 9,4%, é a maior alta acumulada desde abril de 1981.


O índice de alimentos subiu 0,9%, puxado pela alimentação em casa (+1,0%). A inflação de moradia, alimentação, passagens aéreas e carros novos foram as maiores contribuições para a alta de todos os itens com ajuste sazonal, disse o BIS.

 

Quer saber como isto afeta os seus investimentos? Converse agora com um assessor de investimentos da Allure Capital e descubra!

OUTRAS NOTÍCIAS

Allure Capital Investimentos - XP