IGP-DI Dispara a 1,0% em Fevereiro, Refletindo Alta Pressão no Atacado e Varejo

Índice Acumula Avanço de 8,78% nos Últimos 12 Meses, Impactado por Ovos e Milho
O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve uma alta expressiva de 1,0% em fevereiro, após avanço de apenas 0,11% no mês anterior, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (10) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com esse resultado, o índice acumulou uma alta de 8,78% nos últimos 12 meses e 1,11% no ano.
O principal responsável pelo aumento foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que subiu 1,03% em fevereiro, frente a uma variação de 0,03% em janeiro. Os preços no atacado foram pressionados por aumentos nos preços de ovos e milho, ambos influenciados por uma demanda elevada e baixa disponibilidade. O preço dos ovos disparou 33,86%, enquanto o milho subiu 4,80%.
Clique aqui para começar a investir com quem entende
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), que mede os preços no varejo, também registrou forte aumento de 1,18%, após um crescimento quase nulo de 0,02% no mês anterior. O aumento foi principalmente impulsionado pela elevação das tarifas de energia elétrica, após o fim do bônus de Itaipu, com destaque para uma alta de 17,68% na tarifa residencial.
Além disso, o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC-DI) mostrou desaceleração, com elevação de 0,40% em fevereiro, ante 0,83% no mês anterior. O aumento nos preços nos diversos setores reflete a pressão inflacionária crescente, principalmente no atacado e no varejo, afetando diretamente a economia.
OUTRAS NOTÍCIAS

PLACAR DO DIA - Fechamento dos Mercados (21/03)
Acompanhe o placar com os principais resultados do dia

Café Matinal com a Mesa Renda Variável – Allure Capital – 21/03/2025
Tudo o que você precisa saber para o seu dia de investimentos, de forma resumida pela Mesa de renda variável da Allure Capital

PLACAR DO DIA - Fechamento dos Mercados (20/03)
Acompanhe o placar com os principais resultados do dia
