Finlândia deve definir nos próximos dias adesão à Otan

por Rhenan Clemente
12/05/2022

Em comunicado o presidente Sauli Niinisto e a primeira-ministra Sanna Marin disseram que “A Finlândia precisa solicitar adesão à Otan sem demora”

Nesta quinta-feira (12) a Finlândia disse que será candidata a aderir à Otan (aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte ”sem demora”. A Suécia deve seguir o mesmo caminho.


Esta seria uma das maiores mudanças na segurança europeia em décadas com a decisão dos dois países nórdicos em abandonar a neutralidade que mantiveram durante a Guerra Fria.


O presidente Sauli Niinisto e a primeira-ministra Sanna Marin em comunicado conjunto disseram que “A Finlândia precisa solicitar adesão à Otan sem demora […] Esperamos que as medidas nacionais ainda necessárias para essa decisão sejam tomadas rapidamente nos próximos dias.”


Segundo o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, os finlandeses serão “calorosamente recebidos” e prometeu um processo de adesão “suave e rápido”. A adesão finlandesa aumentaria tanto a segurança da Finlândia quanto a da Otan, segundo Stoltenberg.

 

Finlândia deve definir nos próximos dias adesão à Otan

Clique aqui para começar a investir com quem entende


O comunicado ocorre enquanto o conflito entre Rússia na Ucrânia atinge outro ponto de virada, com as forças ucranianas expulsando as tropas russas da região em torno da segunda maior cidade, Kharkiv, seu avanço mais rápido desde que forçou a retirada da Rússia da capital Kiev e do nordeste do país.


“Definitivamente. A expansão da Otan não torna nosso continente mais estável e seguro” respondeu o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao ser questionado se a adesão da Finlândia à Otan representava uma ameaça direta à Rússia.


Ao ser questionado nesta quarta-feira (11) se a Finlândia provocaria a Rússia ao aderir à Otan, Niinisto respondeu: “Minha resposta seria que (Putin) causou isso. Olhe no espelho”.

 

Quer saber como isto afeta os seus investimentos? Converse agora com um assessor de investimentos da Allure Capital e descubra!

OUTRAS NOTÍCIAS

Allure Capital Investimentos - XP