Conheça as 20 empresas mais inovadoras do Brasil
Lista foi desenvolvida pela MIT Technology Review Brasil,
O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) atualizou a lista das 20 empresas mais inovadoras do Brasil, substituindo 12 negócios da relação anterior e adicionando marcas como Ambev e O Boticário. Entre as estatais, Itaipu Binacional também entrou na lista.
Os setores de tecnologia, seguros, finanças e eletricidade foram os mais representados. Entre as empresas que permaneceram na lista estão IFood, Bradesco Seguros e Vivo.
Aqui estão as companhias, listadas em ordem alfabética:
Alelo (tecnologia especializada em pagamento)
Ambev (setor de cervejas e bebidas)
Boston Scientific (tecnologia na área da saúde)
O Boticário (setor de cosméticos e perfumaria)
Bradesco Seguros S/A (setor de seguros)
Brasilprev (setor de seguros)
Generali (BIT) (setor de seguros)
Gerdau (produtora de aço)
IFood (tecnologia especializada em delivery online)
Itaipu Binacional (usina hidrelétrica - estatal)
Mobiup (tecnologia de software)
NTT DATA (serviços e consultoria de tecnologia da informação)
Oxygea Ventures (marketplace de conexão entre fornecedores e varejistas)
Petrobras (exploração, desenvolvimento e produção de petróleo - estatal)
SAS Brasil (startup social e instituição de saúde do Terceiro Setor)
Teleperformance CRM (tecnologia na gestão de relacionamento com o consumidor)
TIM S.A (telecomunicação)
Vibra Energia (distribuidora de combustíveis)
VLI (empresa de logística)
Vivo (telecomunicação)
A MIT Technology Review Brasil, versão brasileira da plataforma de conteúdo do MIT, conduziu o estudo. Esta é a terceira edição da pesquisa, que avaliou 2.000 empresas no Brasil este ano.
André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador da pesquisa, observou que as empresas que se destacaram estavam dispostas a "destruir e reconstruir o seu próprio negócio" para fomentar a inovação. Ele destacou a estabilidade no avanço do processo de inovação, com práticas repetidas que geram um contágio positivo de ações inovadoras.
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Para chegar ao resultado, as empresas foram divididas por segmento de atuação e analisadas sob quatro perspectivas: gestão, marketing, processos e produtos.
A avaliação foi feita de maneira categorizada por setor de atuação e tamanho.
Segundo Miceli, um ponto importante é o amadurecimento do modelo de inovação aberta, seja através de consultorias que buscam startups para se conectar ao ecossistema da empresa ou de práticas de corporate venture capital.
Ele também destacou que as empresas têm compreendido o que realmente funciona em termos de diversidade.
A Innovative Workplaces divulgou as médias gerais de inovação das empresas, que variam de 1 a 5. No ranking de 2024, as médias foram:
Tomada de decisão baseada em dados: 4,08 (+0,06 em relação a 2023)
Diversidade: 4,3 (+0,07%)
Gestão e cultura: 4,49 (+0,08%)
Marketing e vendas: 4,26 (-0,01%)
Inovação aberta: 4,18 (+0,03%)
Processos: 3,99 (+0,10%)
Produtos e serviços: 4,39 (+0,10%)