Classificação das Ações

por Alexandre Silva
01/12/2021

Conheça uma das muitas classificações de ações existentes

CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES

 

Você muito possivelmente já deve ter ouvido ou lido em alguma ocasião alguns termos específicos do mercado financeiro, como por exemplo Blue Chips, Middle ou Small Cap.

 

Em geral, estes termos são utilizados para caracterizar o tamanho da empresa com relação a negociação de seu ativo e o valor de mercado.

 

Mas com tantas nomenclaturas especificas no mercado financeiro, às vezes isto dificulta o investidor na sua jornada do conhecimento e, neste artigo, trataremos de forma simples e clara sobre a classificação das ações.

 

Dito isto, para complementar e sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto, no texto trataremos sobre a CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES separando da seguinte forma:

 

- Definição

- Liquidez

- Diversificação

 

Classificação das Ações

Fonte: Pexels

 

DEFINIÇÃO

 

A classificação das ações necessariamente passa pela avaliação dos volumes de negociação e valor de mercado na Bolsa de Valores das respectivas empresas.

 

Com esta divisão as ações são definidas como BLUE CHIP, MID CAP e SMALL CAP

 

Neste artigo especificamente trataremos sobre a BLUE CHIP.

 

BLUE CHIP

 

A origem do termo está relacionada às fichas azuis do pôquer e de outros jogos de azar, já que as fichas desta cor valem mais do que as outras.

 

Desta forma podemos fazer um paralelo com o termo BLUE CHIPS, pois as ações Blue Chips da Bolsa de Valores são consideradas as mais importantes, geralmente ligadas a grandes corporações, com nome forte e negócio já consolidado na sua área.

 

Além disto, também podemos afirmar que o termo Blue Chip é usado para se referir a ações que se acredita serem seguras, de uma companhia que tenha boas condições financeiras e que seja consolidada.

 

Existem alguns fatores que caracterizam as AÇÔES BLUE CHIP:

  • Valor de mercado elevado
  • Finanças saudáveis e crescentes
  • Boa gestão
  • Relação transparente com os acionistas
  • Distribuição de lucros
  • Liquidez de negociação
     

LIQUIDEZ

 

Classificação das Ações

Fonte: Pexels

 

As AÇOES BLUE CHIP, pelas características acima, gera muita confiança e consequentemente atraem muitos investidores.

 

Outro fator a ser considerado, é que normalmente as principais ações que compõem o índice IBOVESPA são ações BLUE CHIP, possuindo inclusive um peso significativo para a composição do índice.

 

Por estas razões, as ações destas empresas possuem um alto volume de negociação gerando alta liquidez, o que indica a possibilidade de compra e venda destes papéis com muita oferta e demanda e isto é primordial para o investidor ter a tranquilidade que sempre terá a contraparte para montar a sua posição, seja de compra ou venda da ação.

 

Outro fator é a correlação do índice Ibovespa com as AÇÔES BLUE CHIP e pelo fato delas terem uma representatividade muita alta no IBOVESPA é normal quando estas ações sobem o IBOVESPA também subirá de preço e quando as AÇÔES BLUE CHIP caem o IBOVESPA também estará caindo. E isto comprova esta correlação.

 

DIVERSIFICAÇÃO

 

Não existe uma lista de ações BLUE CHIP e esta classificação é meramente ilustrativa, portanto, sendo muito momentânea, mas podemos citar alguns exemplos de AÇÔES BLUE CHIP:

 

Petrobras

Vale

Ambev

Itau

Bradesco

Banco do Brasil

Gerdau

 

Por se tratar de várias empresas, a recomendação é sempre atentar-se para a composição do índice Ibovespa, pois as empresas que possuem maior peso neste índice sempre figurarão entre as BLUE CHIP.

 

Além disto, por serem muitas empresas, isto facilita a diversificação quando o investidor estiver montando sua carteira de ações, podendo diversificar inclusive por segmentos de atuação destas empresas.

 

Vale lembrar que a diversificação sempre é muito importante na montagem da sua carteira de investimentos.

 

PARA FINALIZAR

 

Com estas informações você poderá dar seu passo inicial para alocações em ações BLUE CHIP e, consequentemente, fazer parte do grupo de investidores que aportam recursos nesta classe de ações.

 

Porém antes de definir em qual ação investir, solicite o auxílio de um Assessor de Investimentos especializado em Renda Variável, para obter mais informações, clicando neste link.

OUTRAS NOTÍCIAS

Allure Capital Investimentos - XP