BRASIL: PMI da Indústria atinge 54,1 pontos, o nível mais alto em 20 meses

por Fadhila Amaral
01/03/2024

Pesquisa da S&P Global revela avanço do PMI industrial em fevereiro, com destaque para o aumento dos pedidos e da produção, enquanto exportações diminuem.

A indústria brasileira alcançou um marco significativo ao atingir o nível mais alto em 20 meses, conforme apontado pela pesquisa da S&P Global. O índice de gerentes de compras (PMI) industrial do Brasil subiu de 52,8 em janeiro para 54,1 em fevereiro, superando a média de longo prazo do indicador, que é de 50,6. Esse avanço foi impulsionado principalmente pela melhoria na demanda interna, refletida em aumentos expressivos nos pedidos às fábricas e na produção.

BRASIL: PMI da Indústria atinge 54,1 pontos, o nível mais alto em 20 meses

 

Clique aqui para começar a investir com quem entende

 

De acordo com Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, os dados positivos indicam um bom desempenho para o primeiro trimestre. Apesar disso, houve uma queda nos pedidos de exportação, principalmente na América do Sul, enquanto a procura por fornecedores alternativos visando reduzir atrasos nas entregas se intensificou. Essa busca por alternativas contribuiu para a estabilidade dos prazos em fevereiro e resultou na primeira expansão nos estoques de insumos em seis meses, amenizando as pressões sobre os custos.

Embora os custos de insumos e os preços dos bens finais tenham apresentado aumentos mais acelerados, as taxas de inflação permaneceram moderadas e consideravelmente abaixo das registradas em 2022. Esse cenário favorável aponta para a possibilidade de novos cortes na taxa básica de juros nos próximos meses, segundo Pollyanna De Lima. A indústria brasileira mostra sinais promissores de recuperação e crescimento, com perspectivas otimistas para o cenário econômico no curto prazo.

 

Quer saber como isto afeta os seus investimentos? Converse agora com um assessor de investimentos da Allure Capital e descubra!

OUTRAS NOTÍCIAS

Allure Capital Investimentos - XP