Apagão global paralisa voos, bancos e comunicações nesta sexta-feira

por Filipe Texeira
19/07/2024

Falha generalizada atinge empresas em várias partes do mundo; causa está ligada a empresa de segurança cibernética

Uma pane generalizada na madrugada desta sexta-feira (19) afetou sistemas de diversos aeroportos, bancos e redes de telecomunicações, resultando no cancelamento de voos e na interrupção de canais de notícias. A falha foi atribuída à provedora de segurança cibernética CrowdStrike (CRWD).

 

A empresa notificou seus clientes que seu produto de monitoramento de ameaças estava causando o travamento do sistema operacional Windows, da Microsoft (MSFT34). "Estamos cientes de um problema que afeta dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros", informou a Microsoft em um comunicado. Pouco depois das 8h, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou que uma correção já havia sido aplicada. "Não se trata de um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada", declarou em uma postagem no X.

 

A atualização problemática causou uma onda de "Tela Azul da Morte" que afetou milhares de máquinas Windows globalmente, perturbando bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e outras empresas. Servidores também ficaram offline, impedindo que computadores fossem iniciados corretamente.

 

A solução da CrowdStrike é amplamente utilizada por empresas para garantir a segurança de seus sistemas baseados em Windows.

 

Poucas interrupções dessa escala foram vistas nos últimos anos. "Isso não tem precedentes", disse Alan Woodward, professor de segurança cibernética na Surrey University, à Bloomberg. "O impacto econômico será enorme."

 

Apagão global paralisa voos, bancos e comunicações nesta sexta-feira

Clique aqui para começar a investir com quem entende

 

As ações da CrowdStrike caíram até 20% nas negociações de pré-mercado nesta sexta-feira. Os papéis da Microsoft caíram 2,5%.

 

O apagão começou em países da Europa, Ásia, África e Oceania, e rapidamente se espalhou para os Estados Unidos e Brasil.

 

Os primeiros relatos de problemas surgiram pouco depois das 8h, com o site DownDetector reportando problemas de acesso a serviços da Microsoft, como a suíte de escritório Office 365, e nos sistemas dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. Segundo o Bradesco, suas plataformas digitais estão indisponíveis nesta sexta devido ao apagão. Já o Banco do Brasil informa que "seus canais de atendimento funcionam normalmente".

 

A companhia aérea Azul informou que voos operados pela empresa podem sofrer "atrasos pontuais", devido à "intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas". A recomendação é que passageiros com voos hoje dirijam-se ao balcão de atendimento.

 

Quer saber como isto afeta os seus investimentos? Converse agora com um assessor de investimentos da Allure Capital e descubra!

OUTRAS NOTÍCIAS

Allure Capital Investimentos - XP